Seguindo com o projeto “Lazer na Escola:
Possibilidades”, organizado pelo aluno concludente do curso de Educação Física
da Universidade Regional do Cariri – URCA, Edgar Alves Arraes, esse projeto tem
como objetivo desenvolver atividades ligadas ao lazer e suas potencialidades,
voltado especificamente para a escola, onde se busca oferecer momentos de lazer
para os alunos da referida escola que se realiza esse trabalho. Ressaltando a
sua importância e ligação forte com a escola e a qualidade de vida dos alunos,
tudo isso através de oficinas de lazer durante dez sábados seguidos, em que
cada um constará de um tipo especifica de atividade envolvendo os alunos.
A oficina proposta nesta data foi a de jogos e
brincadeiras novamente, mas desta vez o foco das atividades foi outro, em vez
de jogos cooperativos, ocorreram estafetas, que são um tipo de competição
através de jogos de disputa entre equipes ou grandes grupos, que neste caso se
tratava da segunda opção, a de dividir todo o público de alunos em dois grandes
grupos, ou seja, duas equipes equivalentes que disputariam atividades, na busca
de realização da mesma no menor tempo possível ou da realização de desafios,
como construir uma torre humana o mais alto possível ou construir uma palavra
com os corpos dos alunos no chão.
Ao se definir as equipes, pode se dar inicio as
atividades, iniciando com a brincadeira de cabo de guerra para aquecer os
alunos e inspirara a união em grupo, grupos esses que eram compostos de alunos
de ambos os sexos e de diferentes idades para que todos pudessem participar
ativamente e construir um sentimento de respeito ao próximo enquanto vivenciam
atividades de lazer na escola.
Cada jogo ou brincadeira correspondia a uma
pontuação que seria obtida pela equipe vencedora, aonde iriam-se somar todos os
pontos para que ao final de todas as provas a equipe que houvesse somada mais
pontos e menos desfalques nas provas venceria, quanto a pequenas faltas nas
provas, isso ocorreu sim, pois se tratava de uma competição e de competidores
de idades bem diferentes, onde alguns não conseguiam manter a concentração em
alguns momentos e acabavam cometendo pequenas faltas, mas nada que viesse a
prejudicar a execução do estafeta, sem esquecer que para momentos como esse
ocorria um desconto na pontuação da equipe. A passa que se segui as atividades
os alunos se viam mais e mais envolvidos de forma satisfatória e feliz na
competição, pois todos estavam bastante felizes e se divertindo com a oficina.
Algo que chamou atenção foi o fato de alguns
alunos não conseguirem realizar com facilidades alguns jogos que foram
apresentados como, por exemplo, o “rola rola” que solicitava que os alunos
fossem de um ponto ao outro e retornassem rolando por cima de colchonetes,
muito provável que essa e outras atividades que alguns poucos sentiram
dificuldades deva ter sido pelo fato de terem sido privados da vivencia lúdica
de certas atividades como rolamentos e saltos na sua primeira infância, a qual
desenvolvemos a maior parte de nossas habilidades corporais e destrezas
físicas.
Mas nem por isso prejudicou-se as atividades, os
alunos realizaram todas as provas e puderam se divertir muito, que é na verdade
o maior premio de todos esses estafetas, o lazer, a diversão, o companheirismo,
tudo isso graças as portas abertas da escola.
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